top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICON VITORIA CONSTRUÇÕES

Qual a diferença entre matrícula e escritura?


Afinal, o que é a escritura do imóvel?


A chamada escritura é, na verdade, a escritura de compra e venda do imóvel. Documento emitido por notário público, responsável por confirmar o acordo entre as partes e pelo exercício das obrigações das partes negociadoras.

Este registro documenta os principais detalhes da transação, como termos de pagamento, penalidades de violação e ações de cada parte. Ao assinar a escritura, você basicamente promete concluir a transação. O comprador paga o valor negociado e o vendedor transfere a propriedade de sua propriedade para o comprador nos termos e condições previstos.


E a matrícula?


A matrícula é um meio público que contém as informações mais importantes sobre o imóvel. Podemos dizer, grosso modo, que se trata da "certidão de nascimento" do imóvel em questão, que confirma a existência do imóvel e tudo o que o estado sabe sobre ele.

O cartório é responsável pela emissão, manutenção e atualização deste documento e qualquer pessoa pode visualizar o cadastro do imóvel. Caso não saiba o número de registro do imóvel, você pode encontrar o número de registro com o endereço completo e verificar a situação jurídica do imóvel.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page