top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICON VITORIA CONSTRUÇÕES

Taxa Selic - agora é hora de comprar a sua casa




Muita gente está deixando de lado o mercado financeiro para investir na compra de imóveis. Em meio às incertezas da pandemia, aplicar o dinheiro na aquisição de uma casa ou apartamento, em muitos casos, tem se mostrado mais rentável e seguro. E para quem sonha com a casa própria e depende de um financiamento, os juros nunca estiveram tão baixos!



Outro ponto a ser considerado é o aumento no IGP-M, que é o Índice Geral de Preços do Mercado. Ele é popularmente conhecido como “inflação do aluguel”, já que é adotado como base para o cálculo do reajuste anual de muitos desses contratos. Em 2017, o IGP-M acumulado no ano foi de -0,53%. Desde então tem subido ano após ano. Em 2018 fechou com alta de 7,55%. Em 2019 teve alta de 7,32% e, este ano, até outubro, o IGP-M acumulava alta de 18,10%. Sendo a previsão para 2021 de 23%.



Isso significa que, quem paga aluguel, vai ter que separar mais dinheiro do salário para isso porque o reajuste é inevitável. E quem é proprietário vai ganhar um pouco a mais. Ou seja, essa sequência de aumentos no IGP-M é mais um motivo para que quem ainda não mora no que é seu vá em busca da casa própria. E quem já vive de renda de aluguel, pensar em um segundo ou terceiro imóvel com essa finalidade.


Para especialistas, é fato que o atual momento é muito favorável para a compra, especialmente para quem deseja financiar o pagamento do imóvel. “Os juros não vão subir no curto prazo, mas no médio prazo devem aumentar. Em nenhuma hipótese devem ser mais baixos do que o nível atual. Este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”, diz João da Rocha Lima, professor do núcleo de real estate da Poli-USP.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page